Muita coisa pode acontecer em 111 anos – e Divinópolis, no coração de Minas Gerais, é um excelente exemplo de desenvolvimento rumo à prosperidade. Porém, não se engane com os três dígitos: apesar de centenária, a cidade se mantém jovem, atenta aos desafios e sedenta por mais conquistas.

Junho de 2023 chega com muita celebração para o povo divinopolitano. Conhecida como Princesa do Oeste, a cidade mineira de Divinópolis completa cento e onze anos de municipalidade, figurando entre as dez mais relevantes do estado, tanto no quesito econômico quanto de IDH.

Com uma população estimada em 240 mil habitantes, a cidade ganha cada vez mais espaço no cenário nacional, por se destacar em setores considerados forças motrizes para o desenvolvimento da região.

O primeiro é o setor de educação. Divinópolis cresceu, apareceu, mas se mantém jovem com seu título de cidade universitária, com inúmeras opções de curso superior e campus de instituições públicas, como o da UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei), que destina à Princesa do Oeste muitos estudantes das áreas de saúde.

Respirando ares cada vez mais animados e esperançosos com o futuro, o município se tornou, também, um destino turístico bastante procurado em Minas Gerais. A “cidade do divino”, que é o significado do seu nome, atrai pessoas de todas as idades para suas festas populares, religiosas e universitárias. É incontestável: todos que visitam voltam para suas casas com saudade dessa terra.

O segundo setor para o qual Divinópolis desponta é o de siderurgia e metalurgia, que foi impulsionado nos últimos cinquenta anos por grandes nomes da indústria. Um deles é a COFER Ferro e Aço, que apareceu há quase meio século como varejista em um balcão pequeno, com dois funcionários, e que tem orgulho em fazer parte da história divinopolitana, crescendo no mesmo ritmo que a cidade.

48 anos de 111: as histórias da COFER e de Divinópolis se confundem

Com sede na Avenida Paraná, a COFER foi fundada como empresa revendedora de materiais de ferro e aço. Na última década, com sua mudança e ampliação para a Rodovia 050, a companhia se firmou como parte da indústria de beneficiamento de aço – deixando a cidade de Divinópolis ainda mais em evidência nesse mercado.

O legado se consolidou com o crescimento do município. Enquanto Divinópolis abraçava cada desafio em seu caminho, a COFER fazia o mesmo. De lá pra cá, passou de uma atacadista e varejista para uma indústria de beneficiamento de aço especializada na fabricação e venda customizada de perfis, tubos, chapas, telhas galvalume e amplo material de corte e dobra. Ela tem a capacidade de atender desde pequenos varejistas às indústrias de beneficiamento mais exigentes, dentre serralherias, construtoras, indústrias de aço, fábricas moveleiras e de estruturas metálicas, equipamentos fitness, placas e toldos.

Além do aniversário do município que a acolheu, a COFER Ferro e Aço também tem outra data importante a comemorar no mês de junho: em 13 de junho de 2023 ela completa um ano da sua filial em outra grande cidade de Minas, Uberlândia, com o objetivo de ampliar cada vez mais o alcance de seus negócios.

Os primeiros 111 anos de muitos

Divinópolis chegou até aqui com inúmeras conquistas, sendo uma das principais a posição de número 21 na lista de cidades com melhor IDH de Minas Gerais, o estado com o maior número de municípios do Brasil. Além de seu papel no cenário econômico e social do estado, Divinópolis também tem relevância como pólo logístico, já que sua localização estratégica facilita idas e vindas de materiais e pessoas no sudeste do país.

Em seu registro histórico, Divinópolis foi fundada em janeiro de 1767 como assentamento de famílias que buscavam se desenvolver às margens do rio Cachoeira Grande. Três anos depois, recebeu seu primeiro nome: Espírito Santo da Itapecerica. Nesse momento, ainda era pertencente à Vila Pitangui – comunidade de que fez parte até 1841.

Divinópolis ainda foi conhecida como Vila Henrique Galvão e Vila Divinópolis antes de ser batizada simplesmente como Divinópolis, em sua emancipação em 1 de junho de 1912. Além da localização privilegiada, seu território é banhado pelo Rio Pará e o Rio Itapecerica e atendido pela Estrada de Ferro Oeste de Minas, cuja chegada, em 1890, deu início ao legado siderúrgico do município.

Honrando o passado, Divinópolis espera nada menos que sucesso e crescimento nos próximos anos. Para isso, conta com sua população, que estima a cidade e luta por ela diariamente, e com as empresas que nasceram de sua base. Dentre elas, claro, está a COFER Ferro e Aço, que está há quase meio século ajudando a escrever a história divinopolitana.

O objetivo da indústria é aquecer o mercado, gerar empregos e ofertar produtos com qualidade e preços diferenciados para construir sonhos dentro e fora dos limites do município.
Em 2022, a COFER presenteou Divinópolis com uma praça no trevo da Avenida Autorama, que traz vida à principal entrada da cidade, e a resplandece como cartão postal. Sua existência é um lembrete constante do compromisso da empresa siderúrgica com a Princesa do Oeste, seu crescimento e sua prosperidade.

Muito ainda virá – e a COFER Ferro e Aço estará presente em todas as conquistas, aniversários e celebrações da centenária, ainda que muito jovem, cidade do Divino.

Conheça a COFER Ferro e Aço

Quer saber mais sobre as ações da COFER Ferro e Aço e sua presença em Divinópolis, Minas Gerais e Brasil? Acompanhe o blog para novidades semanais.